sexta-feira, 14 de setembro de 2007

A Comunicação e a Responsabilidade Social

No ano de 2006 o instituto Aberje de pesquisa (DATABERJ) coordenou uma pesquisa sobre o conhecimento do tema sustentabilidade junto a 114 mulheres, que são a maioria na área de comunicação corporativa. O resultado foi surpreendente, o estudo que ouviu 110 grandes empresas em todo o território nacional comprovou que 89% das profissionais, mesmo quando ocupam cargos de gerência ou diretoria, não sabem qual é o investimento da empresa em sustentabilidade e apenas 12% citaram a prática das ações integradas que levam em conta os aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Uma das raízes deste problema talvez seja o modo como as organizações enxergam a responsabilidade social e direcionam isto à área de comunicação. Muitas empresas mostram divergências entre discurso e ação, ou seja, relatam intenções como ações realizadas, em outros países esta onda apelativa em busca de reconhecimento é chamada de “green washing” que significa “lavagem verde”.

A matéria intitulada “Planeta em Foco” publicada na revista consumidor moderno edição 105, ano 2006, aborda este tema. O texto escrito por Christie Cantero fala que empresas que adotaram o sistema de sustentabilidade tiveram aumento nos lucros, destaque no mercado e maior reconhecimento de seu público alvo. Além disto suas ações em bolsas como a de Nova York e a Bovespa se valorizaram devido à melhora de sua imagem corporativa.

Para destacar estas empresas no mercado consumidor é que foi criado o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), um selo de qualidade que faz revisões anuais nestas organizações. As empresas que buscam este selo devem passar primeiro por um processo de educação e tornar-se um modelo social, ambiental e de economia o “Triple Botton Line”, mais claramente, a “linha dos três fundamentos”.

Esperamos que todos os benefícios alcançados pelas empresas verdadeiramente sustentáveis modifiquem o ponto de vista daquelas que iniciaram corridas em busca de certificações e investem em ações agressivas de comunicação tratando a responsabilidade social como estratégia de marketing, e que futuramente a opinião pública saiba diferenciar ações de atitudes e as organizações, pretensão de ambição pois o nosso planeta não sabe de fato todas as estratégias por trás da responsabilidade social, mas sente na pele quando ela é praticada corretamente.

Fontes: “Planeta em Foco”. Revista Consumidor Moderno edição 105, ano 2006.
“O papel da comunicação no desenvolvimento de marcas sustentáveis”. Disponível em http://www.gife.org.br/ (acessado em 03 de setembro de 2007).

2 comentários:

Unknown disse...

Olá pessoal! O blog está sendo muito bem desenvolvido até agora!Mas, gostaria de encontrar mais posts com opiniões de vocês sobre os assuntos. Vocês estão reproduzindo outras notícias ou incluindo resumos de textos sem uma opinião do grupo. Também, gostaria de ler posts com discussões e opiniões de vocês sobre os temas discutidos em sala de aula. As imagens e figuras utilizadas no blog estão interessantes, mas cuidado...identificar a fonte é sempre importante. Ah! E não esqueçam de responder os comentários que existem no blog.
Um abraço, Prof. Claudia N. Rebechi

Klaxon Comunicações disse...

Olá Prof. Claudia,

A Klaxon comunicações está fazendo o possível para melhorar o blog! Já estamos incluindo mais opiniões sobre os textos e discussões sobre os conteúdos de aula.
Estamos também indicando as fontes da imagem e os textos apesar de baseados em outros são de nossas autorias!
Agradecemos sua visita e o seu comentário!

Abraços, Klaxon Comunicações