segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Comunicação integrada de acordo com Margarida Kunsch


Quando falamos de Comunicação Integrada, é de suma importância citar o nome de Margarida Kunsch, uma vez que, Kunsch, já abordou por diversas vezes o tema em publicações, conferências.

Dois pontos de vista defendidos pela estudiosa é que a Comunicação em uma empresa deve ter como base a Comunicação Integrada e que as relações públicas têm que estar presente nesse contexto. E Kunsch acrescenta: “as organizações devem ter entre os objetivos de comunicação o de buscar o equilíbrio entre os seus interesses e os dos públicos a elas vinculados. Esses objetivos só serão alcançados se a comunicação for planejada de forma estratégica, utilizando técnicas de relacionamentos e meios específicos, devidamente selecionados, e integrando todas as atividades comunicacionais, dentro de um filosofia de comunicação organizacional integrada.”

Este tipo de comunicação é importante para estabelecer, entre os setores da empresa, um comportamento organizacional e uma linguagem. Assim, os setores comunicacionais da empresa trabalham em parceria, mesmo que cada um foque seus esforços no objetivo específico de cada área. Nessa área cabe a um profissional de Relações Públicas fazer a comunicação organizacional geral, ele integra a comunicação de cada departamento e foca no negócio da empresa.

Margarida dividiu a Comunicação Integrada em quatro:
Comunicação Institucional (cuida do social, do cultural da empresa)
Comunicação Interna (informa com persuasão, com conhecimento)
Comunicação Administrativa (auxilia na operacionalização da empresa, informação padronizada)
Comunicação Mercadológica (vendas, propagandas, publicidade, marketing)

Dessa forma ficou mais fácil para o profissional e a empresa, organizarem seus propósitos, focarem mais nos objetivos e coordenarem tudo com profissionais especializados, que entendem do assunto, e sem sobrecarga de tarefas.

Fonte: http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista16/perfis%2016-%203.htm# Os%20Campos%20científicos%20de%20relações%20Públicas%20e%20Comunicação%20Organizacional:%20tendências%20e%20perspectivas (acessado em: 17/09/2007)

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