quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Extra muda seu conceito em nova campanha de marketing

O Extra, marca do grupo Pão de Açúcar, está colocando em prática uma campanha de marketing de 100 milhões de reais que tem por objetivo resgatar as características da marca e agregar atitude e modernidade se diferenciando de suas concorrentes.

Uma das mudanças é a assinatura da marca que passa a ser “O hipermercado da minha família”. A idéia é a de abandonar a idéia da família clássica e adotar uma postura contemporânea dos atuais dias em que as necessidades são diferentes.

Outra mudança da campanha é o reforço da cor vermelha no ambiente interno das lojas, pois de acordo com as pesquisas realizadas, o vermelho era bastante associado à marca. Os produtos serão organizados de acordo com o conceito de mundo: casa e moda família, entretenimento e tecnologia, mundo da alimentação e limpeza. Outro dado obtido é que os consumidores enxergam preços atrativos na parte de eletroeletrônicos.

A PA Publicidade, a agência responsável, pretende comunicar a mudança por meio de peças que envolvam o consumidor na hora da compra e que desperte o sentimento emocional e se molde de acordo com as necessidades de cada família.

A agência aposta também em filmes institucionais, mercearia, hortifruti, moda casa, moda têxtil, entretenimento e tecnologia e mundo bebê. A comunicação é dinâmica e os personagens que compõem esses filmes são diferenciados.

Esta mudança na comunicação do Extra é importante para que a organização tenha um diferencial de suas concorrentes. Um dos fatores determinantes da globalização é a concorrência presente em todos os setores. A iniciativa do Extra em se ajustar a estas novas tendências da sociedade contemporânea é fundamental para que ela passe a imagem de inovadora e consequentemente apta para atender as necessidades de um mundo globalizado.

É perceptível a importância da pesquisa para as mudanças adotadas pelo grupo Pão de Açúcar, que levou em consideração as opiniões de seus públicos e construiu um diálogo entre eles. A compreensão mútua é um dos princípios para a comunicação excelente em Relações Públicas.

Por todos estes fatores apontados, a campanha adotada pelo Extra tende a ser um sucesso!


2 comentários:

Unknown disse...

Olá pessoal!
O blog de vocês continua publicando posts bem interessantes. Mas, seria importante, também, incluir alguns posts menos descritivos e mais opinativos (com opiniões próprias de vocês sobre o assunto abordado no post). Além disso, atenção para posts como este “Extra muda seu conceito em nova campanha de marketing”. Não ficou claro como as relações públicas podem ter contribuído para esta campanha de marketing. Aliás, tive a impressão que vocês confundiram marketing com relações públicas no composto da comunicação organizacional integrada. Gostaria, por favor, de ler um comentário de vocês esclarecendo este ponto.
Um abraço, Prof. Claudia N. Rebechi

Helena Dalanezi disse...

Olá prof,

Relendo o texto percebi que realmente ficou confuso, pois o assunto é o marketing. Mas, a minha intenção foi a de fazer um comentário sob um olhar das Relações Públicas.
O Extra mudou o seu conceito, e o texto trata-se da marca extra, mas para RP o foco principal é a indentidade corporativa que não é tratada no texto.
Irei fazer as alterações necessárias para que este post fique mais claro.

Abraços, Helena Dalanezi