sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Um pouco da história da Comunicação Organizacional no Brasil

O boom da Comunicação Organizacional no Brasil ocorreu a partir de 1985 com a reabertura política do país e desde então algumas empresas perceberam a necessidade de serem transparentes. Com o fim da Guerra Fria e o surgimento da globalização, a comunicação passou a ser uma área estratégica imprescindível nas organizações que queriam ter um diferencial no mercado.

É claro que algumas empresas ainda não vêem a importância de um serviço profissionalizado de comunicação e outras ainda que fragmentam a mesma pelos seus setores internos, mas a tendência é que todas entendam e adotem a comunicação de maneira estratégica.

É interessante falar também da produção científica em comunicação organizacional. A Europa, Austrália e EUA são os grandes produtores de obras sobre essa temática. No Brasil não ocorre o mesmo, pois a área ainda é emergente em termos acadêmicos.Porém esse cenário está mudando, haja vista que cada vez mais surgem novos cursos de pós-graduação em comunicação e já existe grande número de pós-graduados na área que se dedicam à esses trabalhos.

É por todos esses motivos que o mercado de comunicação é muito promissor no nosso país, o que exige dos profissionais mais conhecimento, responsabilidade e dedicação à essa área tão importante dentro do cenário das organizações.

Texto base: KUNSCH, Margarida. "Relações Públicas e Modernidade: Novos Paradigmas na Comunicação Organizacional", cap. 2.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).