quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Responsabilidade social como estratégia competitiva na formação da imagem empresarial.


Este artigo discute a importância da responsabilidade social como estratégia competitiva das empresas, no sentido de fortalecer sua imagem institucional.

Responsabilidade social vem sendo amplamente discutida e propagada pelas empresas, entidades, meios de comunicação, enfim, pela sociedade. Neste intuito, as empresas, através das práticas sociais, ampliam as formas de relacionamento com seus stakeholders, buscando retorno institucional.

Vivemos em um novo contexto econômico, político, cultural e social amplamente globalizado, voltado para o mercado, para a competitividade, com isso surge também um novo modo de conceber as relações entre os fatores de produção, surgindo também uma nova concepção de empresa e de seu papel na sociedade, já que hoje não é mais possível pensar somente nas questões econômicas e financeiras, mas também, e principalmente, nos problemas sociais.

Neste contexto, visualiza-se uma mobilização do mundo empresarial, no sentido de desenvolver ações voltadas ao campo social, vistas como fundamentais no atual universo corporativo. As empresas percebem que a sociedade exige e precisa de ações sociais que venham ao encontro de suas necessidades, e elas não podem ficar alheias a esse processo.

Assim, a temática “responsabilidade social” passa a ser amplamente debatida e propagada no meio empresarial, tornando-se uma estratégia competitiva entre as empresas que atuam em um ambiente cada vez mais complexo e turbulento, onde a qualidade dos produtos e os preços mais atraentes não se configuram mais como diferenciais, mas sim como exigências. Dessa forma, a responsabilidade social é uma estratégia importante para as empresas que buscam um retorno institucional a partir das suas práticas sociais.

Quando as ações sociais são bem conduzidas, elas garantem a qualquer empresa uma posição de destaque na sociedade onde atua e frente aos stakeholders. Estar atento aos aspectos sociais, políticos, econômicos e legais na relação com os stakeholders é fator fundamental para o posicionamento estratégico das empresas quanto à responsabilidade social.

As empresas que quiseram crescer, ter lucratividade e sucesso nos seus negócios, precisam incorporar em seu processo de gestão novas práticas de relação com seus diferentes públicos, buscando sua competitividade, crescimento e sucesso precisam incorporar nas suas atividades uma relação mais ética e transparente com os públicos.

A comunicação é um dos componentes essenciais do processo de criação, transmissão e cristalização do universo organizacional, tornando-se fundamental para o sucesso das organizações. Para Nassar e Figueiredo (1995), uma boa comunicação é condição primária para uma boa imagem institucional. O reforço da imagem institucional das organizações, a partir de práticas socialmente responsáveis, é algo a ser conquistado e trabalhado pelos profissionais de comunicação, de uma forma planejada e articulada, fortalecendo os valores e objetivos organizacionais.


O artigo na íntegra pode ser visualisado no seguinte link: http://www.pucrs.br/famecos/geacor/texto13-03.html

Veja a imagem em seu contexto original na página: www.cmconsultoria.com/consult1.php?ID=16

Um comentário:

Anônimo disse...

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