quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O discurso de algumas empresas é diferente do que elas realmente praticam.

Esse artigo, de autoria de Clarissa Medeiros e Juliana Raposo, pode ser encontrado no site da Aberje. É um artigo muito interessante, uma vez que integra vários assuntos já discutidos em sala de aula.

O tema principal é que algumas empresas, desde a formação da “onda” da Responsabilidade Social no Brasil em meados dos anos 90, têm feito uma corrida para obter certificações e desenvolver projetos junto à comunidade. Porém, muitas vezes, elas praticam apenas ações pontuais, de cunho filantrópico e não entendem a importância de se ter a Responsabilidade Social como estratégia da organização.

Outra parte interessante do artigo e que condiz com um assunto discutido em sala diz respeito ao discurso feito por algumas empresas que se dizem “sustentáveis”, mas suas ações não vão ao encontro com o que dizem, o que pode ferir suas imagens e reputação perante a sociedade. Elas se comunicam de maneira ilusória, pois relatam suas intenções como ações já realizadas, o que deixa claro uma dicotomia entre o discurso e a prática.

A pesquisa sobre o conhecimento do tema Sustentabilidade mostrou que os profissionais da área de comunicação ainda se mostram despreparados para lidar com o assunto, pois não sabem qual é o investimento da empresa em sustentabilidade, não têm conhecimento das ações que sua empresa faz com relação ao tema, enfim, não participam de um comunicação integrada que seria ideal para que todas as ações da organização tivessem um mesmo objetivo em comum.

Portanto, o profissional de comunicação tem importante papel na construção da marca sustentável de sua empresa, pois além de ter uma visão ampla e objetivos à longo prazo, ele integra todas as modalidades da comunicação, o que torna a organização mais eficiente na busca do sucesso e da sustentabilidade de sua marca na sociedade.Deve, principalmente, adequar o discurso da organização com suas ações para que ela não se contradiga.

*Clarissa Medeiros e Juliana Raposo são sócias-diretoras da Eis Comunicação, boutique de Relações Públicas voltada à Sustentabilidade dos Negócios e das Causas Sociais.
Copyright http://www.gife.org.br/ - 03/09/07

Nenhum comentário: