quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A Comunicação integrada na Comunicação Organizacional

Tem como competência desempenhar nas comunicações entre empresas transnacionais, multinacionais e doméstico-exportadoras a Comunicação integrada. Em diversos níveis de complexidade essas organizações precisam de eficazes instrumentos de comunicação para realizar suas atividades. Seja teleconferência, via e-mail, NetMeeting, listas de discussão, e tantos outros instrumentos disponibilizados para comunicação em tempo real que são utilizados em ambientes organizacionais e educacionais.

Este novo aparato tecnológico permite a organizações com unidades dispersas fisicamente a possibilidade de integrar suas atividades como se ficassem todas reunidas em um só espaço, mesmo que este seja virtual. Para falar sobre a comunicação integrada, basta pensar nos vários tipos de comunicação como: voz, imagens, texto ou até transmissão de dados, que em ambiente tecnológico possibilita a comunicação em tempo real, criando então uma integração organizacional, fazendo com que tomar decisões e aumentar a produtividade das empresas fique cada vez mais fácil.


A Siemens reúne os responsáveis da área de pesquisa e desenvolvimento, espalhados pelo mundo, em reuniões periódicas através de videoconferências, sites e comunicação eletrônica para discutir detalhes de projetos únicos. Certamente tal tecnologia de comunicação aplica o conceito de comunicação integrada.A própria internet e os sistemas de comunicação via satélite, que disponibilizam estas ferramentas de comunicação, são sistemas de comunicação integrada à medida que unem pessoas ao redor do mundo. Através destes ambientes de comunicação desenha-se outra forma de integração entre o receptor da mensagem e o emissor. Quem recebe a informação passa a produzir mensagens interagindo assim com sua fonte.


Podemos observar esse exemplo nas vantagens da internet como: atualidade, interatividade, produtividade, economia e globalidade. Colocando o emissor em contato com o meio de comunicação, este enquanto produtor é também uma concepção da comunicação integrada.
Fonte: http://comunicorganiza.blogspot.com/ ( acessado em: 25/out/2007)

Nenhum comentário: