sábado, 1 de setembro de 2007

Comunicação como estratégia organizacional


A ideologia “liberdade de expressão” caracteriza o século XX, fazendo-se transparecer nas organizações contemporâneas, que a partir de então desencadeiam uma rede de relacionamentos constituidas por grupos sociais e por pessoas que concretizam o negócio.

“No contexto atual, a empresa que deseja a sua sustentabilidade a longo prazo precisa ter competência para ser excelente gestora de redes de relacionamentos entre diversos grupos de atores sociais, também conhecidos por stakeholders (demandantes de seus produtos, fornecedores, trabalhadores, gestores, acionistas, agentes financeiros, governo, comunidade local, ecossistema afetado pela sua operação, academia – ciência e tecnologia – e, certamente, todos eles enquanto famílias e indivíduos). (ASHLEY, 2002, p.5)

Afim de gerir esses relacionamentos, as organizações começam a reconhecer nas pessoas, na informação e, principalmente, na comunicação, componentes fundamentais para o estabelecimento de uma nova dinâmica organizacional, de caráter mais “aberto”.

“A comunicação ganha notoriedade, pela sua função de conhecer, analisar e direcionar esses fluxos informacionais para o objetivo geral da organização, dando um sentido estratégico à prática comunicacional”. (OLIVEIRA, Ivone, 2003)

Para que a comunicação organizacional assuma um caráter estratégico é necessário direcionar os diversos fluxos informacionais. A palavra chave para que se entenda esse conceito é interação, ou seja, estabelecer uma troca de informações (comunicação de mão dupla), considerando os anseios e expectativas dos grupos que consolidam a organização, dando abertura para o diálogo, de forma à despertar nessas pessoas o sentimento de integração.

“O campo da comunicação está se tornando cada vez mais autônomo, ocupando lugar destacado na estrutura organizacional e sendo reconhecido pelo corpo diretivo como estratégico, o que garante sua sustentabilidade no contexto organizacional contemporâneo” (OLIVEIRA, Ivone, 2003)


Novo sentido da comunicação organizacional: Construção de um espaço estratégico
Por Ivone de Lourdes Oliveira

O artigo está disponível na integra pelo link:

http://reposcom.portcom.intercom.org.br/handle/1904/4576

Um comentário:

RAFAEL V. disse...

Parabéns pelo blog!!!!

O tema "comunicação organizacional" é muito interessante e é sempre bom termos um blog que concentre as principais informações sobre o assunto.

Mantenham o bom trabalho que estão fazendo, sempre atualizando a página.

Boa sorte.