É com base nesta pergunta e nas percepções sobre a comunicação organizacional no Brasil que fizemos uma breve discussão sobre o artigo “Por uma compreensão mais ampla da comunicação” escrito pelo Autor do livro "A Literatura de Relações Públicas" e professor da ECA-USP, da Faculdade Cásper Líbero e Universidade Cruzeiro do Sul, Luiz Alberto de Farias.
O artigo fala sobre o entendimento da comunicação pelas organizações que tendem a dividir suas diversas áreas e muitas vezes não compreendem que ela obteria um resultado superior se fosse vista de modo integrado, ou seja, explorando o potencial de cada segmento e o que cada ferramenta poderia oferecer.
Segundo a professora Margarida Kunsch, comunicação organizacional é um mix, uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, ou seja, processos distintos e destinados cada um a um tipo de público diferente, mas que se integram em busca de resultados.
“Assim, antes de tudo a comunicação na organização deve ser vista como uma ação processual e de resultados integrados, mesmo que isso não seja a visão original. Quaisquer ações, sejam de fundo mercadológico, institucional ou interno repercutirão umas sobre as outras, mesmo que não exista uma intencionalidade” diz Luiz Alberto que ainda enfatiza o fato de que características do processo comunicacional devem ser levadas em conta no planejamento estratégico da organização.
O artigo está disponível em sua íntegra no portal da comunicação e pode ser acessado para maior aprofundamento através do link abaixo:
http://portaldacomunicacao.uol.com.br/web/textos.asp?codigo=11346
Fonte Principal: Portal da Comunicação
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
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