terça-feira, 4 de setembro de 2007

Fatores críticos para a gestão da comunicação

A comunicação nas últimas décadas tem vivenciado um importante avanço quanto ao seu papel dentro das organizações. Quando antes era comum encontrar um comunicador disputando um espaço para divulgar alguma decisão corporativa, hoje é cada vez mais freqüente vê-los nas mesas de líderes, auxiliando os mesmos nas decisões estratégicas.

Tanto na conquista de novos mercados quanto no fortalecimento da reputação corporativa, a comunicação tornou-se um dos propulsores de resultados. Se por um lado esse posicionamento confere respeito à área, por outro, crescem as responsabilidades. É necessário aprimorar as práticas e sistemas de gerenciamento da gestão, de modo que propiciem melhorias contínuas dos resultados para a organização.

É na gestão que reside o potencial para a melhoria do desempenho da Comunicação. Devem-se somar,a capacidade de criar campanhas ilustres, relacionamentos diferenciados e mídias impactantes ao valor estratégico da gestão.

De acordo com Eraldo Pinheiro, gerente de Planejamento e Gestão da área de comunicação Institucional da Petrobras podemos considerar o alinhamento estratégico, o planejamento corporativo, a sinergia de processos e a avaliação dos resultados como alguns dos fatores críticos para a melhoria do desempenho da Comunicação.

No ambiente globalizado, torna-se cada vez mais difícil manter um discurso corporativo em todas as filiais de uma única empresa. É nesse contexto que incluímos o alinhamento estratégico. Não trata-se de padronizar as práticas. Ao contrário, é preciso alinhar conceitos e mensagens. Este alinhamento efetiva-se por meio de políticas e claras diretrizes de comunicação.

O planejamento corporativo é um fator determinante para o sucesso. A formulação de objetivos, metas, mensagem-chave e público alvo torna-se uma etapa decisiva para a gestão da atividade.

A sinergia de processos, considerada um fator crítico, enquadra-se no conceito de comunicação integrada entre as atividades e os processos. Associar diversas ferramentas da comunicação em busca da otimização dos resultados para a imagem corporativa. Os comunicadores devem ter uma poderosa caixa de ferramentas que seja capaz de gerar soluções adequáveis à empresa.

E por último, a avaliação dos resultados. Provar que os esforços em comunicação ocasionam ganhos efetivos para os negócios, dá credibilidade à área, e sustentabilidade na posição de função estratégica da empresa.

Este é um breve resumo do capítulo: Fatores críticos para a gestão da comunicação. O texto na íntegra pode ser encontrado no livro: A Comunicação Empresarial e a inteligência de gestão – volume 2.

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