quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Relações Públicas para Alegrar Crianças Tristes

Este é o nome do case desenvolvido para a ITAÚ Seguros pela profissional Cátia Ribeiro, que está entre os vencedores do Prêmio Nacional de Opinião Pública de 1997 na categoria Responsabilidade Social.

O case fala do projeto da Itaú que apóia e patrocina os “Doutores da Alegria”. Quando estudava o projeto, a empresa descobriu que a maioria de seus concorrentes investia em grandiosas ações de marketing e ignoravam projetos sociais que ajudassem a sociedade ou grupos específicos dela.

Para quem não sabe, os doutores da alegria são a versão brasileira do programa norte-americano “Clow Care Unit” que foi introduzido em nosso país em 1991 por Wellington Nogueira. Logo no início, o programa foi procurar patrocínio em um grande conglomerado financeiro, e eis abaixo a resposta do gerente de marketing do local: “Seu projeto é interessante, mas a criança doente não vai abrir conta no meu banco, compreende? E também, nós procuramos trabalhar com um público classe A”.

Baseados nesta falta de atenção que era dada aos “doutores”, a Itaú desenvolveu seu projeto. Primeiro, um plano de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa foi criado para informar a parceria entre a Itaú Seguros e os Doutores da Alegria. Foi enviado a 800 lideres de opinião malas médicas especialmente produzidas com nariz de palhaço incluso. Enquanto isto eram enviadas fotos e noticias para a divulgação jornalística. No dia 24 de dezembro de 1994, véspera de natal, foi ao ar para mais de 80 milhões de telespectadores o programa “Gente que Faz”, patrocinado publicitariamente por um grupo financeiro concorrente, o Bamerindus.

Estratégias especificas com a comunidade médica e setores de Relações Públicas das entidades envolvidas são mantidas até hoje, assim como um trabalho de pesquisa orientado por uma psicóloga e aplicado aos artistas e público atendido pelo programa.

A Associação dos Amigos dos Doutores da Alegria foi fundada em 1995 graças ao patrocínio da Itaú, e graças a ela que milhares de crianças doentes recebem até hoje o apoio dos “doutores” durante seus tratamentos.

Para a empresa isto trouxe maior visibilidade, já que a marca é estampada nos aventais, nos chapéus, nos displays e nos bottons dos “doutores”, além de estar presente em todo o material distribuído por eles nos eventos que participam ou realizam.

A exposição à imprensa foi ótima e o número de crianças atendidas cresceu de 1.300 em 1991, no primeiro ano do projeto aqui no Brasil para 17.900 em 1996. E a empresa cresceu junto com este número, graças à visibilidade de mercado que o projeto lhe proporcionou, justamente por diferenciar-se de seus concorrentes que preferem continuar apostando em ações de marketing e dispensam projetos que façam algo de concreto por quem precisa.

Fontes: Case "Relações Públicas para Alegrar Crianças Tristes" (Acessado em 10 de Outubro de 2007).
Imagem (Acessado em 10 de Outubro de 2007).

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Agência Klaxoncom!
Os posts de vocês estão bem interessantes! Muito bom! Mas, atenção à produção textual. Este post, por exemplo, apresenta um erro ortográfico: não são "chapeis" e, sim, "chapéus", não é mesmo? Atenção para a revisão dos textos antes de publicá-los. Pois, a própria Carolina, no post intitulado “A arte de negociar”, de 27/09, alerta para a falta de credibilidade que um profissional de comunicação pode ter ao descuidar de sua escrita.
Um abraço, Profa. Claudia.

Denise Carvalho disse...

Olá Professora!

Até me assustei com o erro pois reviso muitas vezes o texto antes de publicá-lo, e até logo depois que publico já que é possível fazer alterações. O problema é que digito o texto no word antes de passá-lo para o campo de postagem do blog, e às vezes ele automaticamente acentua algumas palavras ou grifa palavras corretas. O que houve foi que digitei "chapeus" sem o acento, como grifou não pensei que o acento estaria errado já que ele acentua as palavras e mudei o plural. Foi realmente um descuido muito grande.

Já fiz a alteração.

Obrigada pelo aviso!
Abraços.