quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A Arte de Negociar

Após ler o artigo da Laila Vanetti no site da Aberje, várias idéias surgiram em minha mente. Seu artigo era sobre a arte de negociar que os executivos precisam ter para que o objetivo final, a satisfação de seus clientes, fosse alcançado. Porém acredito que em uma organização, todas as pessoas necessitam dessa habilidade, mas principalmente, as pessoas que integram o departamento de Comunicação da Empresa.

Ela afirma que o executivo moderno precisa dominar um conjunto de estratégias, deve falar e escrever bem. Diz, ainda, que a cordialidade, o bom relacionamento e uma imagem de solidez devem ser características dos mesmos. É nesse ponto, também, que afirmo que o departamento de comunicação da empresa, como um todo, precisa de todas essas peculiaridades.

O executivo e o comunicador (tanto na prática escrita e oral de suas atividades) devem ser sedutores, transmitir atratividade aos seus clientes, utilizar uma linguagem adequada para cada público e prestar atenção nos detalhes do processo comunicativo, pois todo cliente ou público está sempre atento à isso.

Laila cita que erros como: “A gente fizemos”, “Não percebi que o senhor tinha chego”, “Vemos por meio desta”, “Enviamos em anexo”, entre outros, demonstram uma deficiência de comunicação por parte de quem os comete. Essas inadequações, ou simplesmente quando o cliente ou público não entende o que lhes foi transmitido, provocam uma perda de credibilidade da organização. Mostram que a pessoa é despreparada, desconhecedora de suas próprias limitações e da importância de sua posição na instituição.

Por todos esses fatores posso dizer que tanto os executivos como os comunicadores de uma organização precisam conhecer seus públicos, entendê-los, devem dominar a fala e a escrita e se adequar aos objetivos e estratégias da empresa para qual trabalham.

Artigo publicado no site http://www.scritaonline.com.br/, por Laila Vanetti.
Imagem: www.prcconsultoria.com.br/img/internas/produt...

Nenhum comentário: