segunda-feira, 24 de setembro de 2007

O caminho perigoso do sucesso

Muitas vezes, frente à dificuldade que as pessoas encontram na recolocação profissional depois de serem demitidas, o espírito empreendedor que algumas possuem às levam a abrir seu próprio negócio. É daí que surgem as pequenas, médias e micro empresas.

Diante de uma pesquisa feita pelo Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE), apenas 0,03% destas empresas investem em Comunicação.

Essa falta de conhecimento mostra o grau de despreparo das empresas. Não basta ter um bom produto e não saber reportar isso ao público. Por desconhecer os meios que a Comunicação Corporativa oferece, essas empresas novatas, acabem investindo somente em publicidade que trás resultado imediato.

A pesquisa citada trouxe á tona alguns mitos que atrapalham o investimento em Comunicação, como o de que apenas grandes empresas podem investir nesse segmento. Em contrapartida, essa mesma pesquisa, mostrou que apenas as empresas que levam esse departamento a sério, ficam grandes.

Quando a estratégia comunicacional é boa, a empresa alcança satisfação interna e externa. Externamente, pois posiciona-a junto aos seus potenciais clientes e, internamente, pois motiva colaboradores e funcionários, tornando mais eficiente o trabalho.

A Comunicação é uma importante ferramenta para construir a reputação de uma empresa, fixar a marca, dar valor ao produto, informar o mercado sobre a empresa e gerar atitudes externas favoráveis ligadas à empresa.

Se a organização investir neste tipo de comunicação, deve saber lidar com ela.
Alguns procedimentos são importantes, como a definição do responsável pela produção, a periodicidade de informações, o feedback. Deve-se ser extremamente cauteloso, pois se não for preciso nas tomadas de decisão, o resultado pode ser o inverso do esperado.

Nenhum comentário: